1. ÁREA RESTRITA

    ALUNOS | PAIS | PROFESSORES

Liceu Albert Sabin - - Detalhar Notícia


Liceu Albert Sabin aborda diversidades em projeto de inclusão – 11/10/2017


Durante o mês de setembro, o Liceu Albert Sabin promoveu discussões sobre assuntos da atualidade, permitindo uma reflexão acerca do futuro da Educação. A iniciativa contou com a parceria da Associação de Pais e Alunos do Liceu Albert Sabin – APLAS, fundada em 1996.

Com o tema “Uma escola pela diversidade”, a programação do ciclo de palestras abordou diversos assuntos, como: Inclusão escolar, variações comportamentais, ansiedade e depressão infantil, transtornos de aprendizagem, TDHA e TOD, educação inclusiva, terapia ABA, bullying e cyberbullying. 

Segundo a diretora, Margaret, essa é uma oportunidade rica e benéfica para constituir um território único na educação das crianças. “Aqui na escola, aparecem situações que nós precisamos enfrentar com serenidade. Essa palestra de hoje nos alerta exatamente para a reflexão sobre como estamos criando nossos filhos em casa, para aceitarem o diferente", comentou.

Para uma das presidentes da Associação, Nileide Penna Garrido, a iniciativa demonstrou como os pais podem colaborar com a Educação, levando novas visões para os professores. “Surgiu a ideia de organizar um mês específico que tratasse sobre as diferenças entre as pessoas e abordasse a inclusão de uma forma geral, ressaltando o respeito e a empatia dentro da escola”, explicou. 

O projeto foi constituído em duas etapas: o tema foi trabalhado em sala de aula, a partir da sensibilização para a diferença com o outro e, para os pais, houve um ciclo de palestras com profissionais que falaram sobre os desafios da Educação em meio à diversidade.

De acordo com outra presidente da Aplas, Maria Antonieta Coelho, a deficiência deve ser um estímulo à mudança de postura, já que a inclusão é parte fundamental de um tratamento. “A diversidade não é uma escolha, é uma escola”, relatou.


 
 


Postada em 11/10/2017 por Isabella Monteiro Borges Strambi


Jornalistas:
Lays Schiavinatto - MTB 76.163 / lays.nascimento@baraodemaua.br
Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br

Estagiário(a): Amanda Carolina Lourenço - amanda.lourenco@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:
16 3968-3890