Família, escola e saúde mental foram tema de palestra no Sabin – 09/04/2018

A redução do impacto dos transtornos mentais e o aumento na qualidade de vida de crianças e adolescentes dependem de uma adequada coordenação de recursos, os quais podem ser oferecidos pela família, pela escola e por profissionais de saúde mental. Pensando nisso, a Associação de Pais do Liceu Albert Sabin (APLAS) realizou, no dia 4 de abril, a palestra “Família, escola e saúde mental”, ministrada pelo psicólogo João Paulo Machado de Sousa, mestre e doutor em Saúde Mental e docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

O objetivo do encontro foi discutir e definir o papel da família, da escola e dos profissionais de saúde para que expectativas e intervenções baseadas na realidade consigam reverter o desconhecimento e reduzir a possibilidade de frustrações na interação entre esses três universos centrais na vida da população em idade escolar.

Saúde mental positiva, múltiplos modelos de família, parceria e confiança mútua entre família e escola foram alguns dos assuntos abordados.

Segundo o palestrante, a saúde mental é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não apenas como a ausência de doença, mas como o estado de bem-estar no qual cada indivíduo realiza seu próprio potencial, pode lidar com pressões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de fazer contribuições para sua comunidade. “Estudos realizados apontam que a saúde mental positiva tem tudo a ver com os elementos fornecidos pela família e pela escola”, disse.

O evento aconteceu na Unidade Golfe e abriu o ciclo de palestras deste ano.

Postada em 09/04/2018 por Rogéria Carla Gamba

Estagiário(a): Isabella Monteiro Borges Strambi - isabella.monteiro@baraodemaua.br