1. ÁREA RESTRITA

    ALUNOS | PAIS | PROFESSORES

Liceu Albert Sabin - - Detalhar Notícia


Médico apresenta palestra sobre gêmeas unidas pelo crânio – 16/04/2018


O doutor Ricardo Santos de Oliveira, médico da Divisão de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) ministrou palestra no Liceu Albert Sabin (Unidade Golfe), no dia 10 de abril. Na ocasião, ele fez uma breve exposição sobre os estudos realizados para separar as irmãs Maria Isabelle e Maria Ysadora, que nasceram unidas pelo crânio.

O palestrante explicou que casos como esse são extremamente raros, sendo 1 para cada 2,5 milhões de nascidos vivos. É uma situação conhecida ao longo da civilização humana, pois, desde o período Bizantino (940 d.C), já existiam ocorrências. Ele comentou que, na Idade Média, os gêmeos unidos pelo crânio eram considerados monstros, viviam isolados do contato social ou se tornavam atrações circenses.

Segundo o doutor Ricardo, ele teve contato com o caso por meio do colega Eduardo Jucá, neurocirurgião que atua em Fortaleza. Em seguida, procurou o médico norte-americano James Goodrich, do Montefiore Medicare Center, considerado referência mundial no assunto, que aceitou o convite para participar dos estudos. “As gêmeas estão unidas pela parte mais alta do crânio, e as circulações arteriais são independentes, o que favorece a separação. Mas a circulação venosa é compartilhada. Então, entendemos que a melhor estratégia é a cirurgia em etapas. Contamos com o apoio de profissionais de diversas áreas e realizamos a primeira cirurgia em fevereiro. As outras acontecerão até novembro”, disse.


 
 


Postada em 16/04/2018 por Rogéria Carla Gamba


Jornalistas:
Lays Schiavinatto - MTB 76.163 / lays.nascimento@baraodemaua.br
Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br

Estagiário(a): Isabella Monteiro Borges Strambi - isabella.monteiro@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:
16 3968-3890