Alunos do Liceu realizaram aniversário dos Bonecos – 05/07/2018

No mês de maio, os alunos do Liceu Albert Sabin – Infantil 3, desenvolveram suas habilidades de socialização e aprendizado e realizaram uma festa de aniversário aos bonecos, que foram cedidos pela escola. A atividade contou com a orientação e supervisão das professoras Alessandra, Márcia e Natália e aconteceu na Unidade Golfe.

Com objetivo de desenvolver a língua oral e a organização da sequência de pensamento, as professoras elegeram temas com bastante significado para as crianças com a atividade “Aniversário dos Bonecos”, estimulando o planejamento de ações e valorizando os conhecimentos prévios das crianças. “Com a chegada dos bonecos a nossa sala, realizamos uma roda de conversas para a escolha do nome dos novos amigos e surgiu a ideia de levá-los para casa, a fim de os incluírem nas experiências do dia a dia das crianças. E foi durante o desenvolvimento da atividade, que coletamos conhecimentos prévios e oferecemos a leitura de livros relacionados com o tema aniversário, ampliando, dessa maneira, o repertório dos alunos e levantarmos hipóteses de como aconteceria a festa e o que seria necessário para a sua organização”, comenta a professora Márcia Pavan.

Após toda a construção de pensamentos sobre as necessidades de uma festa de aniversário, as crianças foram envolvidas em situações-problemas para que a festa fosse então, efetivada. “Pensamos na alimentação apropriada, nas vestimentas, no comportamento adequado para uma festa, na decoração, nas músicas e nas brincadeiras. Quando chegou o grande dia, os alunos participaram ativamente de toda a organização e da contagem de todos os itens que comporiam a festa, como pratinhos, copos, garfos, cadeiras, mesas, doces, salgados, entre outros e a participação e o envolvimento das crianças foram nítidos, sendo protagonistas de seu próprio conhecimento”, finaliza.

Postada em 05/07/2018 por Lays Schiavinatto Do Nascimento

Estagiário(a): Isabella Monteiro Borges Strambi - isabella.monteiro@baraodemaua.br