Liceu Albert Sabin estimula alimentação saudável entre os alunos – 21/08/2017

A Educação Infantil do Liceu Albert Sabin, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento integral da criança, insere, em sua programação, o Projeto “Cuide do mundo começando por cuidar de você”. Essa atividade, que envolve crianças de 3 anos, proporciona a vivência dos pequenos com o meio ambiente, bem como a educação para o consumo de alimentos saudáveis.

O projeto é coordenado pelas professoras: Alessandra Zambonini e Márcia Pavan. Com início no primeiro semestre, as crianças aprendem a importância das frutas como alimento de seu cotidiano, partilhando-as com os colegas da sala. No segundo semestre, a atividade é realizada com legumes e verduras, seguida da montagem de uma horta com mudas de alface, realizada em parceria com o Ensino Fundamental.

Para a professora Wladyslawa Araújo, que orienta os alunos, durante o plantio das mudas, a atividade é uma forma lúdica de trazer, não só a informação sobre as plantas, mas também proporcionar uma alimentação adequada. “A criança está sempre aberta a novas experiências; é importante aproveitar essa fase para falar do respeito ao meio ambiente e apresentar a eles formas de uma boa alimentação. Atividades como essa são admiráveis, pois a criança vai adquirindo um novo olhar para preservar sua saúde”, afirma a professora.

Após o plantio das mudas, os alunos acompanham o crescimento das alfaces, conhecem a importância do sol e da rega para o crescimento delas e, finalmente, participam da colheita.

Segundo Alessandra Zambonini, o projeto ainda traz outras aprendizagens. “Fazemos uma salada com a alface que eles plantaram e também organizamos uma feira, com a contribuição dos alunos, responsáveis por trazerem legumes e verduras. Por meio de uma moeda lúdica, eles compram e levam os produtos para casa. Nossa intenção é fazer com que as crianças entendam que os alimentos não nasceram no mercado, mas que é necessário plantar, cuidar e colher”, finaliza a educadora.

Postada em 21/08/2017 por Rogéria Carla Gamba

Estagiário(a): Amanda Carolina Lourenço - amanda.lourenco@baraodemaua.br