Liceu Albert Sabin realiza encerramento das atividades esportivas no ano de 2024

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o Ginásio José Favaro Júnior foi palco dos eventos de encerramento das atividades esportivas do Liceu Albert Sabin, que envolveu alunos do ensino infantil e fundamental. Com participação de pais, familiares e convidados, os eventos destacaram a importância do esporte como ferramenta de aprendizado e desenvolvimento para as crianças. As cerimônias contemplaram o encerramento do futsal, ginástica e judô.

No primeiro dia ocorreu o encerramento do futsal, o evento contou com a participação de 60 alunos, divididos em dois períodos de jogos: o primeiro horário, com as turmas de Infantil 4, Infantil 5 e 1º ano, e o segundo horário, com alunos do 2º ao 5º ano, que representavam equipes do futebol, como PSG, Borussia Dortmund, Monaco, Real Madrid, Milan, Bayern de Munique, Inter de Milão e Barcelona.

Para o professor de educação física do Liceu Albert Sabin, Rodrigo César, o evento é uma maneira de reforçar o papel do esporte na formação educacional e social dos alunos. "A realização deste evento é de suma importância para a fomentação do esporte (futsal), trazendo diversos benefícios aos nossos alunos, tanto físicos quanto sociais. Nós, como professores, nos sentimos muito satisfeitos, pois com o evento os pais têm a oportunidade de ver a evolução de seus filhos e podem torcer e vibrar junto a eles", afirmou Rodrigo.

Durante o intervalo das atividades, dois ex-atletas, Lucas Severino e Andréia Suntaque, compartilharam suas histórias com os alunos. Ambos destacaram a importância da prática esportiva não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para a formação de valores fundamentais como respeito, disciplina e trabalho em equipe.

O professor Rodrigo também ressaltou a importância da participação dos ex-atletas. “A presença dos ex-atletas Lucas Severino e Andréia Suntaque foi um grande incentivo para nossos alunos, para que possam se espelhar em suas trajetórias de sucesso. Além disso, momentos como esses fortalecem o sentido de comunidade e colaboração entre escola, alunos e pais, promovendo valores essenciais como trabalho em equipe, respeito e disciplina”, complementou.

Ao fim do evento, as equipes receberam medalhas de participação, terceiro, segundo e primeiro lugar, que foram entregues pelos familiares dos alunos.

No dia seguinte ocorreu o encerramento das atividades de ginástica, com alunos do Infantil 5, 1° anos, 2° anos, 3° anos, 4° anos, 5° anos, 6° anos e 7° anos, que realizaram uma apresentação inspirada nos arcos olímpicos, que representam a união entre os continentes. Com coreografias que mesclam dança e saltos coordenadas pelas professoras Joice, Natália e Júlia.

As aulas de ginástica integram elementos da ginástica artística e rítmica, oferecendo uma abordagem da modalidade. Cada aula é planejada para proporcionar a execução de movimentos com aparelhos como trave, trampolins, banco sueco e outros equipamentos, além de explorar elementos de solo, saltos acrobáticos e o manejo de acessórios característicos, como arcos, bolas e fitas.

A professora Joice falou sobre a importância da realização do encerramento. “Este evento é a realização de um sonho coletivo. Ver nossas ginastas brilhando, conectando arte e esporte, é motivo de grande orgulho. Mais do que um encerramento, é um momento de união e celebração dos valores que cultivamos ao longo do ano”, compartilhou a professora.

Por fim, no último dia, foi realizada a cerimônia de encerramento do judô, o professor Rogério Quintela, responsável técnico pela modalidade, ao lado do Sensei Paulo Amarante e da Vanessa Quintela, dirigiram a cerimônia para 72 judocas de 04 a 15 anos.

Durante o evento ocorreu uma breve apresentação de movimentos e técnicas da modalidade, realizada por todos os alunos. Em seguida uma exibição do Grupo Makoto de Taikô da cidade de Guatapará.

O fim do evento foi marcado pela troca de faixas dos alunos, que começou com dois judocas faixa branca enfrentando e derrotando os senseis. Prosseguindo para uma homenagem ao Pedro Tiraboshi, de 14 anos, que pratica a modalidade na escola desde os 08 anos e foi promovido para a faixa marrom, última faixa para chegar na faixa preta da modalidade.

Todos os presentes avançaram de faixa com 11 alunos passando para faixa branca com ponta cinza, 16 para a cinza, 9 para cinza com ponta azul, 13 para a azul, 5 para azul com ponta amarela, 8 para amarela, 6 para amarela com ponta laranja, 4 para laranja, 4 para a verde, 1 para a faixa roxa e o Pedro para a faixa marrom.

“A cerimônia de graduação é um momento inesquecível, especial e de conquista para cada judoca e seus familiares. O judô no Liceu Albert Sabin está construindo crianças emocionalmente mais saudáveis, disciplinadas, resilientes e que serão os protagonistas da sua própria história”, comenta o Prof. Quintela.

O coordenador e professor Silvio Caporal finalizou dizendo, “Tradicionalmente realizamos os Encerramentos dos Esportes - Futsal, ginástica e judô visando apresentar aos Pais um momento especial, mostrando o quanto o esporte está contribuindo para o desenvolvimento dos filhos. Este ano, a grande satisfação dos professores, da coordenação e direção da escola é poder mostrar a evolução que as crianças e jovens vem apresentando no pós-pandemia. Passamos por um momento crítico e agora a curva de crescimento e desenvolvimento motor volta a um ritmo esperado. Para 2025, a escola tem o Projeto "Aluno Sabin" que apontará 3 alunos do 9º ano, ao longo da vida escolar, que mais se destacam em 10 critérios, incluindo os esportes”, encerrou.

Postada em 11/12/2024 por Mauro Delle
Jornalista: Mauro Marinho
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
11 novembro 2022

Liceu Albert Sabin comemorou 29 anos com inauguração de nova área

Notícias
25 maio 2023

No dia 19 de maio, alunos da Unidade Golf do Liceu Albert Sabin participaram da MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes, competição nacional que promove a produção de modelos de veículo espacial.

Notícias
09 janeiro 2023

Com o patrocínio do Liceu Albert Sabin, a 4ª Etapa Anual Ipê Golf Club ocorreu no último sábado, dia 17/12, e contou com a participação de aproximadamente 100 atletas.