9ºs anos apresentaram TCC

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Auditório Florianete de Oliveira Guimarães foi palco da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados pelos alunos do 9º ano do Liceu Albert Sabin. A iniciativa é pioneira no Ensino Fundamental II e tem se consolidado como um marco no calendário da escola.

O projeto, coordenado pelo professor Gustavo Zen, teve origem há cinco anos, quando a professora Margaret Guimarães e outros educadores se uniram para conceber a ideia de promover a atividade com os alunos. Desde então, o processo de organização das normas, critérios de avaliação e reuniões com os docentes das diversas áreas acadêmicas foi estabelecido. A elaboração dos TCCs tem duração de nove meses.

Os alunos iniciam suas pesquisas em fevereiro e passam por etapas de qualificação, sendo seus projetos submetidos à análise de professores e coordenadores de área. Em junho, ocorre a fase de avaliação, que visa analisar o objetivo geral, metodologia, contextualização e o tema a ser abordado. Segundo o professor Gustavo Zen, os temas apresentados pelos alunos foram diversos e refletiram o interesse e a curiosidade deles, desde questões relacionadas à geopolítica durante a Guerra Fria, impactos da pandemia na economia, até estudos sobre gestão financeira e a importância da organização das finanças para jovens. Todos os trabalhos foram apresentados com rigor acadêmico.

O professor Gustavo conta que o processo de orientação dos trabalhos envolveu a participação de 24 professores de diferentes áreas, incluindo psicólogos. Essa abordagem multidisciplinar enriqueceu os projetos e permitiu uma visão ampla e diversificada dos temas. “O projeto busca desenvolver a capacidade crítica, ética e científica dos alunos, contribuindo para um país mais bem preparado, elevando, também, a graduação da técnica e do método. Com a apresentação dos TCCs, os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de oralidade e escrita acadêmica bem como de mergulhar nos princípios do método científico”, disse.

Postada em 06/11/2023 por Rogéria Carla Gamba Garcia
21 novembro 2023

No dia 30 de outubro, os alunos dos 8ºs anos finalizaram as atividades do Sabin nas Cidades Históricas com gravações de videocasts.

01 junho 2021

Os alunos dos 4ºs anos do Liceu Albert Sabin - Ensino Fundamental participaram de um projeto interdisciplinar sobre imigração japonesa e construíram uma “Árvore de Tsurus”.

29 janeiro 2024

O Liceu Albert Sabin promoveu, recentemente, a Semana de Planejamento 2024 com o intuito de alinhar as propostas pedagógicas, desenvolver as competências e habilidades dos professores e introduzir novas ideias para aprimorar as práticas educacionais da escola.