Oficina de leitura acessível

Paulo Fernandes, bibliotecário do Liceu Albert Sabin – Educação Infantil e Ensino Fundamental, participou da Oficina de Leitura Acessível, realizada pela Fundação Dorina Nowil para Cegos.

A atividade aconteceu no início do mês, na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (ADEVIRP), e abordou a sensibilização e a desconstrução de mitos sobre a deficiência visual e a leitura inclusiva, livros acessíveis, suas especificidades e utilização, além de recursos de acessibilidade à leitura.

Desenvolvimento da oficina

A primeira proposta da oficina foi ouvir um audiolivro com os olhos vendados. Em seguida, os participantes descreveram as sensações e percepções com a experiência.

A segunda atividade foi voltada para a desconstrução da imagem que a sociedade tem em relação às pessoas com deficiência visual. Para isso, foram utilizadas frases que reproduzem estereótipos equivocados, como “Todo cego tem sexto sentido aflorado” e “As preferências literárias de pessoas cegas são bem diferentes das pessoas que enxergam”.

Importância

Ainda aconteceu um debate sobre inclusão, e os participantes conheceram materiais literários em braile, audiolivros, entre outros, produzidos pela Fundação Dorina Nowil, que são distribuídos para todo o Brasil. O bibliotecário do Liceu falou sobre a importância da iniciativa.

“A oficina foi válida profissional e pessoalmente. Consegui agregar ainda mais conhecimento e assim fazer a diferença no dia a dia, no ambiente de trabalho e também perante a sociedade”, disse Paulo.

Postada em 05/07/2023 por Thais
Jornalista: Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
17 abril 2024

No final do mês passado, os alunos dos 8ºs anos do Liceu Albert Sabin participaram de uma atividade enriquecedora fora das salas de aula.

10 maio 2024

Alunos da 5ª série arrecadaram bolacha e café para associação que ampara pessoas com Transtorno do Espectro Autista

09 janeiro 2023

Com o patrocínio do Liceu Albert Sabin, a 4ª Etapa Anual Ipê Golf Club ocorreu no último sábado, dia 17/12, e contou com a participação de aproximadamente 100 atletas.