Imigração Japonesa é tema de trabalho interdisciplinar

Os alunos dos 4ºs anos do Liceu Albert Sabin - Ensino Fundamental participaram de um projeto interdisciplinar sobre imigração japonesa e construíram uma “Árvore de Tsurus”.

O projeto existe há dois anos, mas, devido à pandemia do coronavírus, não foi possível montar a árvore no ano passado. Por meio das aulas híbridas, isso aconteceu em 2021.

A realização do projeto

A atividade é uma iniciativa do professor Lucas Alves, da disciplina de Geografia, em parceria com Literatura e Produção de Textos, ministradas pela professora Thaís Ismail.

Segundo Lucas, a ideia de realizar o trabalho surgiu, pois o espírito de equipe é apreciado no Japão. Além disso, fazer tsurus requer atenção, esforço e constância.

“Esses valores juntaram-se à ideia de se realizar um desejo comum, o que fez do projeto uma oportunidade para mostrarmos a força da união de se compartilhar desejos, afinal os sonhos que sonhamos juntos acontecem mais rápido! A árvore de Tsuru simboliza a união que todos devem ter para construirmos um futuro melhor. O esforço individual resultou num belíssimo trabalho em equipe”, afirma.

A professora Thaís conta que, durante o primeiro trimestre, houve uma associação da História da Imigração Japonesa com a leitura do livro: Vovó veio do Japão, no qual quatro netas contam que suas avós vieram para o Brasil, com filhos e sonhos. A obra trata de nobres atitudes, entre elas, respeito, ética e valorização familiar.

“Em uma das histórias, há uma vovó ensinando a prática milenar do Origami, que consiste em dobraduras de papel, modelando bichinhos e flores. A avó conta às meninas a lenda que pode se tornar real: se qualquer pessoa conseguir fazer mil tsurus, terá a benção dos Céus e um pedido realizado! Então, primeiro escolhemos o nosso pedido! Claro! A cura do mundo, o fim da pandemia! E todos os alunos dos quartos anos e muitos dos quintos anos começaram a criar tsurus para que o nosso desejo se realizasse”, comenta.

Frutos do trabalho

Os professores constataram que, a cada história, a cada redação, a cada tsuru feito, os alunos desabrocharam ideias e fizeram mais de mil tsurus.

“Aprendemos que a paciência também é uma virtude japonesa e estamos a praticá-la cada vez que olhamos nossa linda árvore de tsurus e aguardamos – esperançosos - a realização desse sonho coletivo! Afinal, esta é a importância do nosso projeto: perceber que precisamos entender e respeitar a vida de cada pessoa que constrói o nosso todo. Não podíamos agir de outra forma. Somos todos parte de sonhos de uns e outros, formamos uma árvore imensa chamada Vida”, finaliza a professora Thaís.

Postada em 05/07/2023 por Thais
Jornalista: Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
19 março 2021

Domingo, 21 de março, é o Dia Mundial da Poesia. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1999, com o objetivo de promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.

11 novembro 2022

Liceu Albert Sabin comemorou 29 anos com inauguração de nova área

17 abril 2024

No final do mês passado, os alunos dos 8ºs anos do Liceu Albert Sabin participaram de uma atividade enriquecedora fora das salas de aula.