Sabin comemora o Dia Mundial da Poesia

Domingo, 21 de março, é o Dia Mundial da Poesia. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1999, com o objetivo de promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.

Para celebrar a data, a professora Thaís Regina Ismail, que ministra aulas de Literatura e Produção de Texto no Liceu Albert Sabin – Educação Infantil e Ensino Fundamental, fala sobre a importância da poesia para o ser humano e seus benefícios, principalmente para os jovens.

Origem da poesia

Segundo a professora, a origem da poesia foi, inicialmente, um cantar ao mar e aos pássaros, um agradecimento ao pôr do sol, ou um falar de saudade ao questionamento íntimo da dor. O surgimento confunde-se, também, com a contação de histórias, pois eram histórias ritmadas, ditas em público, com a intenção de manter um ensinamento, um ritual, uma oração e uma evocação.

No século IV a.C., Aristóteles dividiu a atividade humana em três modalidades ou categorias diferenciadas: a teoria, como busca do verdadeiro conhecimento, a práxis, entendida como ação destinada a resolver problemas e, por último, a poiesis, como o impulso do espírito humano para criar algo a partir da imaginação e dos sentimentos.

“Portanto, para Aristóteles, a poesia era um dos caminhos que levavam à plenitude da alma humana! Talvez, por isso, curiosamente, os poetas tenham sido considerados, em algumas civilizações, verdadeiros profetas”, relata.

Importância

Para Thaís, a poesia é importante para o ser humano, pois ela pode surpreender os sentimentos, suavizar a dor do mundo ou transformar o olhar.

“Entre tantas tramas e problemas do dia a dia, a poesia é uma asa ao sonho, um vento fresco sobre os temores e incertezas, um lamento que derrama a lágrima tão difícil de carregar. Também pode ser um grito social, que fica mais contundente no espaço tradicionalmente lírico. Ou simplesmente uma brincadeira pueril que desaloja o tédio, a pressa e a indiferença”, afirma.

A poesia em sala de aula

O Liceu Albert Sabin entende que apresentar a poesia para a infância é abrir os olhos humanos à essência aristotélica.

“Precisamos conhecer o mundo para resolver conflitos, e, sem a sensibilidade, não é possível valorizar a nossa experiência humana. Na Educação Infantil, o projeto Recital de Poemas vem transformando canções e poemas em experiências inesquecíveis às crianças, pais e professores. Já os quartos anos do Ensino Fundamental I promovem saraus com o estudo de poetas e a criação de seus próprios poemas. Dar voz ao coração, então, sempre será a forma bem mais humana e sensata de educar a criança, o jovem e a nós mesmos”, assegura a professora.

Benefícios para os jovens

A adolescência é conhecida como a idade dos sentimentos à flor da pele, por isso a poesia pode ser a ponte invisível do autoconhecimento ou, quem sabe, a tradução de conflitos.

“Por meio da leitura e da elaboração de poemas, os adolescentes descobrem a exposição de cicatrizes na memória. Como não ler Neruda, Shakespeare, Drummond? Quando se escreve em versos sobre a vida, valorizam-se os sentimentos e a intimidade, tantas vezes sufocados pela rotina, pelo medo ou, simplesmente, pelo receio do outro”, conta Thaís.

Comemoração

A professora do Liceu Albert Sabin diz ser importante comemorar o Dia Mundial da Poesia.

“É formidável celebrarmos nosso aniversário e a vida que nos cerca e que nos constrói. Por isso, considero importante comemorarmos a sensibilidade, a fim de que o olhar distraído e petrificado, ao encontrar um poema, possa suportar suas angústias, mudar a direção de seus atos, manifestar novos sonhos, ser melhor para si mesmo, para os outros e para um mundo melhor”, finaliza.

Postada em 05/07/2023 por Thais
Jornalista: Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
21 novembro 2023

No dia 30 de outubro, os alunos dos 8ºs anos finalizaram as atividades do Sabin nas Cidades Históricas com gravações de videocasts.

Notícias
14 dezembro 2022

A edição deste mês da Revista Zumm traz uma matéria sobre o Programa Internacional do Liceu Albert Sabin – Educação Infantil e Fundamental, que completa 10 anos de sucesso.

Notícias
06 novembro 2023

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Auditório Florianete de Oliveira Guimarães foi palco da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados pelos alunos do 9º ano.