Fundamental II

6º ao 9º Ano
No Ensino Fundamental II, o aluno deve dominar, de maneira sistemática e aprofundada, as diversas áreas do conhecimento. Deve entender, num primeiro momento, suas especificidades conceituais e metodológicas para depois ser capaz de identificar o que há em comum e estabelecer relações entre elas. O aluno ganha mais autonomia em seu estudo individual, com um professor para cada disciplina e, ao mesmo tempo, gradativamente, ganha, também, independência em suas amizades e relacionamento com os colegas.
Os estudos sobre desenvolvimento intelectual do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, no início do século XX, atribuíram um papel preponderante às relações interpessoais no processo de aquisição do conhecimento. A escola passa a ser um espaço importante para essa conquista. Por isso, trata-se de um período em que o trabalho em grupo assume papel de destaque como estratégia importante para o aprendizado.