Alunas do Sabin conquistam concurso literário

Júlia Palluci Cardoso e Paula Luvizutti Coiado Martinez, alunas do Liceu Albert Sabin – Ensino Médio, conquistaram o 1º e o 3º lugar no “Concurso Literário da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)”. A competição teve início no ano passado e os vencedores foram divulgados em cerimônia on-line, no dia 26 de agosto.

O tema do concurso foi “Escrever é orar sem perseguir a graça”, frase do escritor local, Carlos Roberto Ferriani, um dos homenageados da FIL.

As alunas do Sabin concorreram na categoria Estudantil Regional, modalidade Conto. “Entre delitos e poesias” foi o campeão e “Dum spiro, spero”, o terceiro melhor.

Segundo Júlia, ganhar o concurso foi um reconhecimento e um estímulo para continuar a escrever.

“Desde pequena sou apaixonada pelas palavras, todas capazes de ornamentar a vida, tornando, assim, belo o simplório. A partir do verso do escritor homenageado, busquei representar a importância da escrita, sem objetivar exclusivamente o reconhecimento, procurando apenas expressar-se”, conta a campeã.

Na opinião da Paula, o concurso da FIL foi uma experiência divertida, que reuniu um grupo de alunos para aprender mais sobre o gênero e discutir ideias. Ela acredita que isso ajudou todos a escreverem ótimos contos.

“No meu, busquei redigir uma história que fosse coerente à frase escolhida pela comissão e que fosse interessante de escrever, foi bom ter esse respiro das redações do Enem e aprender mais sobre outro formato. Que surpresa agradável descobrir que fiquei na terceira posição e conhecer o autor da frase tema. Espero que o Sabin continue a se inscrever nas próximas edições, pois o concurso com certeza agrega muito”, finaliza.

Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br
06 novembro 2023

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Auditório Florianete de Oliveira Guimarães foi palco da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados pelos alunos do 9º ano.

02 maio 2024

No dia 15 de abril, os alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular do Liceu Albert Sabin, acompanhados pelo professor Cláudio Paris (Magrão), estiveram no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).