Alunas do Sabin conquistam concurso literário

Júlia Palluci Cardoso e Paula Luvizutti Coiado Martinez, alunas do Liceu Albert Sabin – Ensino Médio, conquistaram o 1º e o 3º lugar no “Concurso Literário da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)”. A competição teve início no ano passado e os vencedores foram divulgados em cerimônia on-line, no dia 26 de agosto.

O tema do concurso foi “Escrever é orar sem perseguir a graça”, frase do escritor local, Carlos Roberto Ferriani, um dos homenageados da FIL.

As alunas do Sabin concorreram na categoria Estudantil Regional, modalidade Conto. “Entre delitos e poesias” foi o campeão e “Dum spiro, spero”, o terceiro melhor.

Segundo Júlia, ganhar o concurso foi um reconhecimento e um estímulo para continuar a escrever.

“Desde pequena sou apaixonada pelas palavras, todas capazes de ornamentar a vida, tornando, assim, belo o simplório. A partir do verso do escritor homenageado, busquei representar a importância da escrita, sem objetivar exclusivamente o reconhecimento, procurando apenas expressar-se”, conta a campeã.

Na opinião da Paula, o concurso da FIL foi uma experiência divertida, que reuniu um grupo de alunos para aprender mais sobre o gênero e discutir ideias. Ela acredita que isso ajudou todos a escreverem ótimos contos.

“No meu, busquei redigir uma história que fosse coerente à frase escolhida pela comissão e que fosse interessante de escrever, foi bom ter esse respiro das redações do Enem e aprender mais sobre outro formato. Que surpresa agradável descobrir que fiquei na terceira posição e conhecer o autor da frase tema. Espero que o Sabin continue a se inscrever nas próximas edições, pois o concurso com certeza agrega muito”, finaliza.

Postada em 05/07/2023 por Larissa de Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br
29 janeiro 2024

O Liceu Albert Sabin promoveu, recentemente, a Semana de Planejamento 2024 com o intuito de alinhar as propostas pedagógicas, desenvolver as competências e habilidades dos professores e introduzir novas ideias para aprimorar as práticas educacionais da escola.