Alunos passam para fase internacional da OBA

Sete alunos do Ensino Médio do Liceu Albert Sabin conquistam vagas na seletiva internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA. Breno Nogueira Idino e Gustavo Leoneti Segatto (ouro), José Flávio Cedrinho Neto e Murilo Vieira Wiezel (prata), Alonzo Oliveira Monteiro, Bruno Nogueira Idino e Giovani Mariano Costa (bronze).

A professora de química e coordenadora de equipe de olimpíadas científicas, Ana Paula Rubim Cintra, explica que o teste da primeira fase sempre acontece no primeiro semestre do ano e, para realizá-lo, os estudantes participam de aulas preparatórias com o professor Rafael Samhan. Os temas astronomia e astronáutica são abordados de maneira significativa.

“A primeira etapa é única. Os alunos realizaram as provas e sete foram classificados para a seletiva internacional, além de conquistarem as medalhas de ouro, prata e bronze. Um número significativo para o Ensino Médio.”, diz Ana.

Agora, os estudantes passarão por três avaliações on-line, em outubro, novembro e dezembro. Ao serem classificados, participarão de uma nova seletiva presencial no Rio de Janeiro, em março do ano que vem. Após essa fase, poderão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia.

Gustavo, 17 anos, sempre participou da OBA e conquistou seu primeiro ouro. Segundo ele, comparada às outras olimpíadas, ela é um pouco mais tranquila, mas continua sendo uma prova difícil. “Estou muito feliz. Gosto muito da área de astronomia e vou continuar estudando”, comenta.

Além do conhecimento e interesse, a Olimpíada de Astronomia proporciona oportunidades universitárias. “Através da nota da OBA eles podem entrar em universidades, como a Unesp e a Unicamp. Dependendo do curso, essas instituições aceitam as medalhas que eles conquistam como forma de entrada. Então, aqui no Sabin, nós levamos muito a sério a preparação para essas competições” esclarece Ana.

Postada em 05/07/2023 por Larissa de Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br / Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
21 junho 2023

O Liceu Albert Sabin, reconhecido por seu comprometimento com a educação e a promoção de um estilo de vida saudável, reafirmou sua parceria com o esporte. No último sábado, 17 de junho, marcou presença na “2ª Etapa Anual Ipê Golf Club 2023”.

21 novembro 2023

No dia 30 de outubro, os alunos dos 8ºs anos finalizaram as atividades do Sabin nas Cidades Históricas com gravações de videocasts.

19 março 2021

Domingo, 21 de março, é o Dia Mundial da Poesia. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1999, com o objetivo de promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.