Alunos passam para fase internacional da OBA

Sete alunos do Ensino Médio do Liceu Albert Sabin conquistam vagas na seletiva internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA. Breno Nogueira Idino e Gustavo Leoneti Segatto (ouro), José Flávio Cedrinho Neto e Murilo Vieira Wiezel (prata), Alonzo Oliveira Monteiro, Bruno Nogueira Idino e Giovani Mariano Costa (bronze).

A professora de química e coordenadora de equipe de olimpíadas científicas, Ana Paula Rubim Cintra, explica que o teste da primeira fase sempre acontece no primeiro semestre do ano e, para realizá-lo, os estudantes participam de aulas preparatórias com o professor Rafael Samhan. Os temas astronomia e astronáutica são abordados de maneira significativa.

“A primeira etapa é única. Os alunos realizaram as provas e sete foram classificados para a seletiva internacional, além de conquistarem as medalhas de ouro, prata e bronze. Um número significativo para o Ensino Médio.”, diz Ana.

Agora, os estudantes passarão por três avaliações on-line, em outubro, novembro e dezembro. Ao serem classificados, participarão de uma nova seletiva presencial no Rio de Janeiro, em março do ano que vem. Após essa fase, poderão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia.

Gustavo, 17 anos, sempre participou da OBA e conquistou seu primeiro ouro. Segundo ele, comparada às outras olimpíadas, ela é um pouco mais tranquila, mas continua sendo uma prova difícil. “Estou muito feliz. Gosto muito da área de astronomia e vou continuar estudando”, comenta.

Além do conhecimento e interesse, a Olimpíada de Astronomia proporciona oportunidades universitárias. “Através da nota da OBA eles podem entrar em universidades, como a Unesp e a Unicamp. Dependendo do curso, essas instituições aceitam as medalhas que eles conquistam como forma de entrada. Então, aqui no Sabin, nós levamos muito a sério a preparação para essas competições” esclarece Ana.

Postada em 05/07/2023 por Larissa de Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br / Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
09 janeiro 2023

Sabin participa de matéria da Zumm sobre Novo Ensino Médio

Notícias
28 novembro 2023

Estudantes do Liceu Albert Sabin visitaram Laboratório de Habilidades Médicas da Barão.