O Futuro Começa Hoje

Sabin comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio e Pré-vestibular do Liceu Albert Sabin, participaram do ciclo de palestras “O Futuro Começa Hoje: 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922”. A atividade, idealizada e organizada pelo professor Leonardo Vivaldo da área de Linguagens, aconteceu no anfiteatro da escola.

Ocorreram palestras, durante o período de 26 a 29 de setembro, cujos objetivos foram proporcionar a compreensão do contexto histórico do Brasil e do Mundo no final do século XIX e começo do século XX; apresentar a distinção entre o conceito de Moderno, Modernidade e Modernismo; refletir sobre apreensão da influência das Vanguardas Europeias na arte brasileira do início do século XX e discutir sobre as linhas de força que formaram o conceito de modernismo no Brasil nas mais diversas representações artísticas.

As palestras foram ministradas pelos professores: Aluísio Brandão (História), Marcos Silva (História), Leonardo Vivaldo (Linguagens) e Juliana Pedreira (Linguagens).

O evento ainda contou com exposições de fotos e releituras de obras da época produzidas pela Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto. Os participantes também puderam ler poemas, que foram disponibilizados digitalmente por “QR code”, espalhados nas dependências do Sabin.

Postada em 05/07/2023 por Larissa de Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br / Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
21 novembro 2023

No dia 30 de outubro, os alunos dos 8ºs anos finalizaram as atividades do Sabin nas Cidades Históricas com gravações de videocasts.

03 julho 2023

No dia 24 de junho, a escola realizou o FALAS - Festival de Artes do Liceu Albert Sabin - cujo objetivo é fomentar, incentivar e desenvolver o fazer artístico dos estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular. O FALAS, que teve sua 1ª edição em 2018, é considerado, em Ribeirão e região, um espaço de expressão artística e integração, por acolher as diferentes linguagens que permeiam o ser humano.