Sabin recebe certificação International Baccalaureate

O Sabin alcançou mais um grau de excelência em seu ensino: a certificação International Baccalaureate (IB). Pouco mais de 50 instituições de ensino no Brasil possuem esse diferencial e o Sabin está entre elas, sendo a única escola em Ribeirão Preto e região. No dia 27 de abril, aconteceu um evento em comemoração à conquista, no Ginásio Poliesportivo José Favaro Júnior.

O que é IB?

Criada, na Suíça, por um grupo de educadores, liderados por Marie-Thérèse Maurette, a fundação sem fins lucrativos International Baccalaureate (IB) nasceu, em 1968, com a proposta de construir um programa educacional que pudesse ser oferecido e reconhecido internacionalmente. Atualmente, o IB conta com 4 programas educacionais desenvolvidos em mais de 150 países.

Importância da conquista

Para uma escola brasileira conquistar a certificação IB, é preciso passar por um longo e rigoroso processo que envolve a elaboração de documentação, adequação da infraestrutura, treinamento da equipe e dos docentes, além da elaboração do planejamento das disciplinas.

Em média, a análise demora cerca de 2 anos para ser concluída. Todavia, o Liceu Albert Sabin foi aprovado em apenas 8 meses devido ao comprometimento, à dedicação da equipe, à infraestrutura moderna e completa e ao entendimento de uma proposta pedagógica sólida e alinhada com a filosofia do programa.

Débora Alcalde, diretora do Sabin, explica que o International Baccalaureate visa o desenvolvimento de jovens investigadores, informados, audazes, críticos e solidários que ajudam a criar um mundo melhor e mais pacífico por meio da compreensão e do respeito interculturais.

Segundo ela, a conquista é um reconhecimento do compromisso com a excelência acadêmica e a formação de estudantes agentes de seu aprendizado e engajados para a construção de um mundo melhor.

Débora ressalta a importância da certificação para os estudantes:

“O International Baccalaureate pode atrair estudantes de alto nível que buscam uma educação internacionalmente reconhecida e respeitada, além de ampliar as chances de serem aceitos em universidades de prestígio. Também, auxilia no desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração, além de aumentar a compreensão intercultural”.

Comemoração

Para celebrar a conquista, a escola realizou um bate-papo com convidados especiais, entre eles, Marcos Piangers, autor do best-seller “O Papai é Pop!”. Ele refletiu sobre o papel dos pais que participam da educação de seus filhos, escola do futuro e a importância das habilidades para o século XXI.

A especialista em educação internacional e bilíngue, Prof.ª Karen Fraser Colby de Mattos, também esteve no evento. Com ampla experiência na direção e coordenação de importantes escolas internacionais em São Paulo, Karen participou da criação, desenvolvimento e implementação de diferentes projetos sociais e programas bilíngues por meio da diversidade cultural, da responsabilidade social, da arte, da tecnologia e do lúdico.

Karen atuou ativamente na implantação do currículo de IB, tanto do Diploma Programme, como do Primary Years Programme em escolas de São Paulo e foi professora no Northeastern University em Boston.

Postada em 11/07/2023 por Larissa de Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br / Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890