1ª Copa Sabin de Xadrez

O xadrez proporciona inúmeros benefícios para seus praticantes, como o desenvolvimento de características do pensamento cognitivo, por exemplo: abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e criatividade.

No ambiente escolar, é um ótimo instrumento multidisciplinar. Ademais, no Liceu Albert Sabin (Ensino Médio e Pré-vestibular), há a prática de xadrez, principalmente, com a perspectiva de estímulo esportivo e educacional. O Prof. Leonardo Vivaldo, da área de Linguagens, é o responsável pelo projeto.

Competição

No dia 22 de junho, ocorreu a 1ª Copa Sabin de Xadrez. A competição teve 4 horas de duração e foi realizada em 5 rodadas, pelo sistema suíço. O pódio foi composto por: 1º lugar - Yuri Tosi Soussumi (2ª série), 2º lugar - Giovanni Mariano Costa (1ª série) e 3º lugar - Victor Heiji Hara (3ª série).

Considerando as respectivas classificações, participaram também os alunos: Lucas Zunfrile Machado Stuck; João Pedro Ramos; Aron Caturelli Braga; Pedro Gil da Cunha; João Augusto Soares Nunes; Cauã Oliveira Aníbal; João Felipe Santiago Boccardo; Davi Andrade Dal Bem de Barros; Arthur Brito Prado e João Gabriel Pessoa Camargo.

Felipe El Debs e Krikor Mekhitarian, terceiro e quarto melhores jogadores de xadrez do Brasil, enviaram vídeos com mensagens de apoio aos participantes.

Premiação

Os três primeiros colocados receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Os demais jogadores ganharam medalhas pela participação.

Consolidação

O professor Vivaldo ressalta que o xadrez começou a ser praticado pelos alunos do Liceu no formato virtual. Hoje, realiza-se de forma presencial.

“Além do objetivo mais imediato de sociabilização e troca de experiências entre os alunos, nosso campeonato também teve como intuito atrair mais adeptos para a prática do jogo-arte-ciência, afora uma preparação para, eventualmente, a participação de nossos alunos em campeonatos municipais e/ou estaduais da modalidade. A 1ª Copa Sabin de Xadrez foi mais um fruto concretizado referente à atividade na escola”, disse o professor Vivaldo.

Postada em 05/07/2023 por Larissa de Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br / Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
28 novembro 2023

Estudantes do Liceu Albert Sabin visitaram Laboratório de Habilidades Médicas da Barão.

Notícias
21 novembro 2023

No dia 30 de outubro, os alunos dos 8ºs anos finalizaram as atividades do Sabin nas Cidades Históricas com gravações de videocasts.

Notícias
09 janeiro 2023

Sabin participa de matéria da Zumm sobre Novo Ensino Médio