
Estudantes do Liceu Albert Sabin participam do MUNS 2025 e debatem mudanças climáticas
Alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Liceu Albert Sabin participaram do MUNS 2025 – Model United Nations Sabin, a simulação da ONU promovida pela instituição que neste ano abordou temas ligados à 30ª COP e às mudanças climáticas globais.
O evento contou com a participação de delegações de 15 países, incluindo Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, Chade, China, Cuba, Estados Unidos, França, Gâmbia, Índia, Irã, Marrocos, Reino Unido, Rússia e Vanuatu. Os alunos assumiram funções como delegados, membros da mesa diretora, especialistas e imprensa, sob orientação dos professores Aluísio, José Francisco e Danilo.
Durante a simulação, os participantes debateram pautas centrais como transição energética, financiamento da resiliência climática e redução das emissões de carbono. A proposta de resolução aprovada por unanimidade solicitou que os Estados-membros colaborem financeiramente com o tratado de forma proporcional às emissões de CO₂, incluindo ainda aspectos como compartilhamento tecnológico, justiça climática, apoio à educação ambiental, legislação e descarbonização.
O processo de preparação dos alunos envolveu o Itinerário Formativo “Clube de Simulação”, que ao longo do ano trabalha conceitos sobre instituições internacionais, princípios teóricos sobre mudanças climáticas e noções de retórica. A escolha das funções e delegações pelos alunos ocorreu mediante formulário de preferência, garantindo que cada participante atuasse em áreas de maior interesse.
Segundo o professor José Francisco, um dos responsáveis pela atividade, os alunos são protagonistas. “O MUNS potencializa habilidades e capacidades dos estudantes. Enquanto professores, aprendemos junto com eles e acompanhamos os alunos em posições inéditas, utilizando repertórios que vão além da rotina escolar”, destacou.
O aluno Caio, da 3ª série, resumiu a experiência. “Este foi o meu terceiro ano participando e posso afirmar que cada edição trouxe vivências únicas e especiais. Nos dois primeiros anos, atuei como delegado, tive a oportunidade de debater questões globais de forma séria, mas também descontraída. Neste ano, tive a honra de participar como mesa da simulação, uma função bastante diferente das anteriores. Gostei muito da experiência, fiquei responsável por conduzir os discursos e organizar as propostas de resolução, garantindo andamento dos debates”, comentou.
O MUNS 2025 se consolidou mais uma vez como uma oportunidade de aprendizado significativo, desenvolvendo competências de argumentação, negociação, síntese e reflexão crítica sobre questões globais, além de estimular a integração entre alunos e professores.